segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

#Comportamento - Abotoando Corretamente Blazers

Vamos combinar que as regras da elegância masculina, existem e são cumpridas há muito tempo. Tais normas devem ser seguidas à risca, no universo corporativo, ou seja, onde se trabalha de terno e gravata, excetuando-se a Sexta Casual. Mesmo no dia casual, muitas empresas exigem que a camisa seja social, embora esta seja rotulada como casual, simplesmente por ser usada sem o paletó. Neste post vamos exemplificar tudo com fotos e ilustrações dos mais recomendados manuais de estilo, como na primeira ilustração abaixo, pinçada do livro “Handbook of Style – A Man´s Guide to Looking Good”, (pode ser encontrado na Amazon) publicado pela revista Esquire, que segundo boatos, em breve terá edição nacional, concorrendo com a outra americana GQ, que já está na 7ª edição, nas bancas brasileiras.


Como abotoar paletós de 1, 2 e 3 botões? É só seguir o jogo de dominó, à direita da ilustração acima. O ponto branco significa o BOTÃO ABOTOADO. Já o ponto em cinza claro, representa o BOTÃO DESABOTOADO.

*DICAS

A – Se você é baixo, pode aumentar a sua silhueta escolhendo um terno de 1 botão  o que é meio difícil no mercado brasileiro, portanto, adote o de 2 botões, que abotoado corretamente, vai alongar o seu torso.

B – Os magros podem apostar no abotoamento duplo, o nosso jaquetão, o estilo esta voltando à moda, mas eu não recomendo para os marinheiros de primeira viagem, por ser difícil de manter abotoado com elegância.

C – Para quem está acima do peso, o terno de 2 botões, como o de 1 botão, ajuda a alongar e disfarçar o excesso, pelo V profundo que a lapela proporciona. Mas, o melhor mesmo, para quem estar acima do peso, é a dieta e não o terno ou abotoamentos.

D – Para os altos e fortes, o terno de 3 botões ajuda a disfarçar a silhueta porque a divide em dois, chamando atenção para o único botão, devidamente abotoado, o do meio.